Comunicado: Secretaria Municipal de Saúde

comunicado-importante-saude

A Secretaria Municipal de Saúde de Pedra Grande, por meio da Vigilância Epidemiológica ,informa sobre a internação de uma paciente com quadro de síndrome respiratória aguda grave, ainda a se confirmar por meio de exames laboratoriais.

Após primeiro atendimento na Unidade Integrada de Saúde de Pedra Grande, a paciente foi encaminhada para o Hospital Giselda Trigueiro, devido a síndrome gripal ter se agravado causando cansaço, dificuldade de respirar, onde se encontra internada aos cuidados da equipe de Saúde e já fazendo o tratamento. Os exames foram coletados, encaminhados para o LACEN e aguarda o resultado para a confirmação laboratorial.
Todas as medidas profiláticas foram adotadas em relação aos familiares e àqueles profissionais que mantiveram algum contato com a referida paciente. Estão todos bem e sem nenhum sinal clínico de Síndroma Gripal! O tratamento profilático não foi realizado em todos os familiares por não terem indicação médica. Todos os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde foram adotados no manejo do caso em questão.

Lembramos ainda que os profissionais da saúde de Pedra Grande foram imunizados em campanha anterior e novamente foram imunizados na campanha deste ano, bem como a própria população também terá acesso às vacinas recomendadas.

Até hoje (23.04.18), felizmente o município de Pedra Grande NÃO tem registros de casos confirmado da Influenza A (H1N1). Portanto, NÃO há motivo para pânico da população.

É válido ressaltar que o vírus da gripe circula durante o ano inteiro, porém, durante o inverno, a incidência é maior, e a prevenção auxilia contra o contágio da doença.

A Campanha Nacional de Vacinação contra INFLUENZA 2018, contém cepas do vírus inativado e purificado:
Influenza A H1N1 pdm09
Influenza A H3N2
Influenza B

A vacina contra INFLUENZA é disponibilizada pelo Ministério da Saúde em Campanha Nacional todo o ano. Este ano a campanha se inicia dia 23/04, com o dia “D” 12 de maio para os grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, pessoas acima de 60 anos, gestantes e paridas, pessoas portadoras de comorbidades, profissionais de saúde e professores. É IMPORTANTE QUE TODOS QUE FAZEM FAZEM PARTE DOS GRUPOS PRIORITÁRIOS SE VACINEM! Lembrando que esses grupos são os mais susceptíveis de adquirir o vírus da Influenza.

MEDIDAS PREVENTIVAS A SEREM ADOTADAS
Cobrir o nariz e a boca com lenço, ao tossir ou espirrar, e descartar o lenço no lixo após uso.
Lavar as mãos com água e sabão após tossir ou espirrar.
No caso de não haver disponibilidade de água e sabão, usar álcool gel.
Evitar tocar olhos, nariz ou boca.

As unidades de saúde estão funcionando normalmente e qualquer dúvida estaremos à disposição para qualquer esclarecimento.