Nota de esclarecimento da Secretaria de Saúde de Pedra Grande

Nota-Esclarecimento

A Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Pedra Grande vem a público esclarecer que a disponibilização da vacina Trivalente, que protege contra as influenzas do tipo A/H1N1pdm09, A/H3N2 e influenza B, não depende do Município. O Ministério da Saúde (MS) é o responsável por encaminhar lotes dessas vacinas para todas as cidades do país que estão envolvidas com a 20° edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O MS envia aos Estados brasileiros que repassam às Regionais de Saúde e essas para as cidades que estão dentro das suas áreas de abrangência.

No início da Campanha, no dia 23 de abril, o Município recebeu 20% das doses do público-alvo que deve ser vacinado na cidade. Essa quantidade foi insuficiente, uma vez que a procura pela imunização pelo público-alvo no início da campanha foi grande. No dia 27/04, recebemos mais 15% da cota, e no dia 09/05, recebemos 26% da cota de vacinas, totalizando 61% da cota de vacinas esperada para a campanha, o que tem sido insuficiente para atender a demanda e procura da população.

Esclarecemos que os grupos prioritários para a vacinação, são : crianças de 6 meses a menores de 5 anos, pessoas acima de 60 anos, gestantes e paridas, pessoas portadoras de comorbidades, profissionais de saúde e professores. É IMPORTANTE QUE TODOS QUE FAZEM FAZEM PARTE DOS GRUPOS PRIORITÁRIOS SE VACINEM! Lembramos ainda que esses grupos são os mais susceptíveis de adquirir o vírus da Influenza.

A Campanha de Imunização começou no dia 23 de abril e acontece até o dia 01 de junho tendo a meta de imunizar pelo menos 90% do público-alvo. O Ministério da Saúde garante que enviará todas as doses até o fim da Campanha.