Nota de esclarecimento da Secretaria de Saúde de Pedra Grande

Nota-Esclarecimento

A SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE PEDRA GRANDE, vem apresentar nota de esclarecimento acerca de fatos inverídicos e distorcidos que vêm circulando em áudios e redes sociais acerca da implantação do ponto eletrônico nas unidades de saúde do município.

Nos últimos dias circulou áudio de um dos médicos plantonistas contratados pelo Município de Pedra Grande, onde justifica seu desligamento em razão da implantação do ponto eletrônico nas unidades de saúde municipais.

Afirma o médico ser inaceitável e absurda a implantação do ponto eletrônico diante de suposta falta de estrutura das unidades.

Aduz, ainda, que tal situação decorre da incompetência da coordenadora e da secretária de saúde do município.

Pois, bem. Alguns pontos merecem esclarecimentos para que a verdade seja restabelecida.

Inicialmente, e mais importante: A IMPLANTAÇÃO DO PONTO ELETRÔNICO É OBRIGATÓRIO PARA TODOS OS PROFISSIONAIS DAS EQUIPES DE SAÚDE QUE PRESTAM SERVIÇOS NÃO APENAS EM PEDRA GRANDE, MAS EM TODOS OS MUNICÍPIOS DO ESTADO, DECORREU DE DETERMINAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL.

Portanto, ao contrário do falsamente alegado, não se tratou de mera vontade da Secretária de Saúde do Município, muito menos perseguição política ou ato intencionando afastar algum profissional.

Tal informação já bastaria para desqualificar os argumentos inverídicos do médico que, ao invés de procurar cumprir esta determinação e prestar seus serviços no tempo estabelecido no contrato, preferiu se desligar do município e distorcer os fatos para justificar sua saída.

Quanto ao atraso de pagamento alegado, o mesmo foi pontual, já tendo sido solucionado com a realização do pagamento do mês de janeiros de 2018.

Merece destaque, ainda, o fato de problemas estruturais, tratado pelo médico de forma oportunista, quando, na realidade os problemas estruturais mencionados decorreram das chuvas nos últimos dias, inviabilizando o atendimento da população em uma das unidades.

Nesse caso, para que a população não ficasse sem atendimento, a equipe médica está atendendo em outro local temporariamente, até que a reforma da unidade seja realizada e a construção da nova UBS seja concluída, o qual se espera que ocorra com a maior brevidade possível.

Por fim, renovamos nosso compromisso com toda equipe médica e do sistema de saúde do município de Pedra Grande, destacando que há médicos a serviço da população diariamente no município, atendendo através da Estratégia Saúde da Família, cumprindo carga horária semanal de 40 horas, bem como compondo a equipe de plantonistas, de segunda a quinta das 19:00 as 07:00 horas e sextas, sábados e domingos, 24 horas. Caso a escala médica não seja preenchida neste mês, temos o compromisso de buscar novos contratados.

Através dessa nota de esclarecimento, a Secretaria de Saúde do Município de Pedra Grande não tem intenção de responder ao médico QUE PREFERIU ENCERRAR SEU CONTRATO A CUMPRIR COM O DETERMINADO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, mas acima de tudo, esclarecer a população do Município e colocar-se a disposição para melhoria constante dos serviços prestados.

Atenciosamente,

Josimary Costa Teixeira
SECRETÁRIA DE SAÚDE DE PEDRA GRANDE

Daiane Soares Costa
ENFERMEIRA E COORDENADORA